Seguidores

terça-feira, 18 de outubro de 2011

CCJ aprova projeto para destinação de bitucas de cigarro




O projeto 627/11, de autoria do deputado estadual Rasca Rodrigues (PV), que estabelece normas para coleta, reciclagem e destinação adequada de bitucas de cigarro no Paraná, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (18). O projeto passará ainda por votação em plenário, e se aprovado, para sanção do Governo do Estado.

De acordo com a proposta locais com grande aglomeração de pessoas como ruas, praças, praias, parques, estádios de futebol, rodoviárias, aeroportos e similares deverão oferecer a população recipientes para coleta das bitucas, evitando o descarte impróprio. “A Lei Antifumo (16.239/09) contribuiu para melhoria da qualidade do ar, mas ela também fez com que os fumantes utilizassem os espaços públicos, aumentando o volume de bituca nas ruas, bueiros, etc”, justifica Rasca.

Estima-se que apenas em Curitiba oito milhões de bitucas de cigarro sejam descartadas diariamente, sendo que aproximadamente 3,5 milhões (quase a metade) acabam virando lixo em espaços públicos, entupindo. Cada bituca leva em torno de cinco anos para se decompor no ambiente, pois em sua composição há mais de 4,7 mil substâncias como metais pesados, pesticidas, arsênico, entre outros.

Extraido:http://rasca.com.br/ver-noticia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário