Seguidores

sábado, 29 de outubro de 2011

META DO GOVERNO É ACABAR ATÉ 2014 COM OS LIXÕES DO PAÍS






A meta do governo brasileiro com a implementação da política nacional de resíduos sólidos de acabar com todos os lixões do País até 2014 deve ser acrescida de mais um desafio: manter os lixões fora de atividade até 2031.



Segundo o diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Silvano Silvério, será preciso manter atividades permanentes nesses locais como a queima pontual de gases, coleta de chorume e drenagem pluvial.

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do ministério, Nabil Bonduki, reafirma que a base para o sucesso dessa empreitada está na coleta seletiva e, para isso, os municípios têm de se mobilizar de modo intermunicipal para levar em frente a ideia dos consórcios. O secretário garante que a meta para o fim dos lixões é factível, pois cerca de 58% dos municípios já destinam de maneira adequada seus resíduos.

"Os 40% que faltam estão entre os municípios de pequeno porte e destes, cerca de 800 já estão elaborando seus planos de resíduos. Portanto o prazo para o fim dos lixões tem de ser perseguido", afirma. Bonduki informa que São Paulo tem a melhor cobertura de aterros sanitários do País, e que nessa parte o Estado já cumpriu seu dever de casa. "O que falta agora é a questão da coleta seletiva. Também nesse aspecto São Paulo deve dar exemplo. Daqui devem surgir inovações para a destinação final dos resíduos", disse.

Fonte:http://www.vivagreen.mobi/?page=noticias&id=623

Nenhum comentário:

Postar um comentário