Seguidores

sábado, 5 de novembro de 2011

SISTEMA DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA E ORGÂNICA NA AGRICULTURA FAMILIAR




O deputado Elton Welter (PT) apresentou na Assembleia Legislativa projeto de lei 403/11 que incentiva a implantação de um sistema de produção agroecológica na agricultura familiar do Estado.

“Ao propor uma alteração nos processos de produção de alimentos, com a progressiva conversão para sistemas de produção de base agroecológica, garantiremos uma política que satisfaça o conceito da sustentabilidade, inclusive no tocante à proteção da qualidade hídrica dos nossos cursos d’água, ao diminuir as ações com a utilização de produtos químicos”, afirma o parlamentar.


Esperamos que os diferentes estados da federação- siga esse exemplo, e que os parlamentares apresentem leis que incentivem a agricultura orgânica e também uma agricultura convencional bem feita e com responsabilidade, livre de resíduos.

A tolerância para qualquer resíduos em alimentos deveria ser Zero.

Vamos recordar um trecho divulgado em outra postagem neste blog:

A documentarista Marie-Monique Robin em seu novo filme – O VENENO NOSSO DE CADA DIA denúncia:

(...) apenas 10% das substâncias que estão presentes no nosso dia-a-dia foram testadas. E mesmo assim, esses testes sempre foram feitos com forte influência dos fabricantes. Representantes da indústria química chegaram a dizer que seu “o livro envenena a indústria química”.

Ela ainda vai além...

Ingestão diária aceitável – IDA – é um valor numérico, medido em mg/kg, que determina a quantidade que se pode consumir de uma substância durante todos os dias, com segurança, por toda a vida.[1] Na prática, para os agrotóxicos por exemplo, determina qual limite máximo de resíduo aceitável em um alimento. Era de se esperar que este índice fosse calculado com um alto grau de rigor científico, para que em nenhum momento colocasse a vida dos consumidores em risco.


Mas Marie-Monique nos mostra justamente o contrário. No mesmo estilo investigador de “O Mundo Segundo a Monsanto”, a diretora percorre centros de pesquisa e agências reguladoras em vários países tentando descobrir como este índice é definido. E ela não deixa dúvidas: através de estudos científicos pagos pelas empresas, e com a ajuda diretores de agências reguladoras com ligações com a indústria, os próprios fabricantes das substâncias é que definem o nível aceitável.

Parabéns ao Deputado Elton Welter por esta iniciativa e para ler a reportagem completa acesse o link abaixo:

Welter - Trabalhando por Você! - Notícias » Mandato:

'via Blog this'

Nenhum comentário:

Postar um comentário