Seguidores

sábado, 3 de março de 2012

Novo estudo avalia combinação de toxinas Bt com glifosato em células humanas


 
Novo estudo científico avalia efeitos da combinação de toxinas Bt com glifosato sobre células humanas

A revista científica Journal of Applied Toxicology publicou em 15 de fevereiro de 2012, em sua versão eletrônica, o primeiro estudo a analisar os efeitos combinados, sobre células humanas, das toxinas inseticidas produzidas pelas plantas transgênicas Bt e dos herbicidas à base de glifosato, usados nas lavouras transgênicas do tipo Roundup Ready (RR).

Note-se que o estudo de efeitos combinados entre diferentes agrotóxicos ainda representa um grande desafio para a toxicologia, ao passo que nas lavouras transgênicas “piramidadas” sobrepõem-se na mesma planta genes que conferem tolerância a herbicidas (que deixam resíduos nas plantas alimentícias) e aqueles que produzem toxinas inseticidas.

Pela primeira vez, foram testados os efeitos das toxinas Bt Cry1Ab e Cry1Ac (de 10 ppb a 100 ppm) em células embrionárias de rim humano, assim como o seu efeito combinado com o Roundup, num período de 24 horas, em três biomarcadores de morte celular. Os experimentos foram repetidos pelo menos três vezes em diferentes semanas, em três meios independentes.

Os dados mostram que a toxina Cry1Ab pode induzir efeitos citotóxicos (que provocam danos às células) através de um mecanismo necrótico a uma concentração de 100 ppm.

Essa concentração é relativamente alta em comparação às concentrações produzidas pelas plantas transgênicas (entre 1 e 20 ppm). Entretanto, há que se levar em conta (e avaliar!) a bioacumulação da toxina nos tecidos, assim como os efeitos de longo prazo, uma vez que plantas Bt podem ser consumidas em grandes quantidades por mamíferos. No ano passado um estudo realizado no Canadá detectou resíduos de toxina Bt no sangue de mulheres, gestantes e fetos.

Os autores da pesquisa observam ainda que a descoberta de efeito tóxico da toxina Bt é compatível com os dados verificados em outro estudo, em que o consumo de milho MON810 produziu sinais subcrônicos de alterações hepatorrenais quando utilizado na alimentação de ratos de laboratório.
Add caption

A toxina Cry1Ab é justamente aquela presente no milho transgênico da Monsanto MON810, que foi proibido em diversos países europeus. No Brasil, este milho está autorizado desde 2008 apesar das manifestações contrárias de Ibama e Anvisa; além dele diversos outros milhos piramidados autorizados no Brasil entre 2008 e 2011 contêm a toxina (ver AS-PTA).

Outra revelação da nova pesquisa foi que, testado sozinho, o Roundup mostrou-se necrótico (que provoca necrose) e apoptótico (que provoca morte celular) a partir de 50 ppm, concentração cerca de 200 vezes menor que a das diluições agrícolas. Porém, a avaliação de efeito combinado mostrou que as toxinas Cry1Ab e Cry1Ac reduziram a morte celular induzida pelo Roundup em cerca de 50%.

Os autores assumem que as propriedades físico-químicas das proteínas podem lhes conferir habilidade de se ligar e formar complexos com os adjuvantes do Roundup que apresentam tendência a formar vesículas, amortecendo sua biodisponibilidade para as células.

Para o bem ou para o mal, o que se constata é que as diferentes toxinas interagem entre si e que, embora estejamos expostos a infinitas combinações de toxinas ao ingerirmos alimentos transgênicos e/ou cultivados com agrotóxicos, os mecanismos e resultados dessas interações são amplamente desconhecidos e não foram devidamente avaliados antes das aprovações dessas plantas.

A referência completa do novo artigo sobre os efeitos combinados de toxinas Bt com glifosato é:

R. Mesnage, E. Clair, S. Gress, C. Then, A. Székács, G.-E. Séralini. Cytotoxicity on human cells of Cry1Ab and Cry1Ac Bt insecticidal toxins alone or with a glyphosate-based herbicide. In Journal of Applied Toxicology. Article first published online: 15 FEB 2012. DOI: 10.1002/jat.2712



 Para saber mais:
Toxina de transgênicos esta presente no sangue humano, contrariando os apologistas.

O mundo segundo a Monsanto


Um comentário:

  1. Antes de publicarmos algo que afeta de forma significante a opinião de uma população, devemos averiguar o conteúdo do que lemos. E é por isso, que escrevo. Sou especialista em efeitos adversos de esporos-cristais de Bt. Esse trabalho, cujo você citou, apresenta algumas omissões como: ele usa a dose máxima de 100 ppm (equivalente a 10 gramas) de cristais Bt em cultura de células, dificilmente me condições normais o homem conseguiria ingerir esse tanto de toxina. As plantas transgênicas expressam essas PROTOXINAS, e são assim conhecidas porque precisam ser ativadas por mecanismos moleculares específicos dos organismos que foram desenvolvidas para matar, com pH alcalino para modificar sua conformação, receptores específicos para que elas se liguem as células e provoquem efeito tóxico. Algumas dessas condições não se aplicam ao homem. E no final do resumo ele diz que os efeitos delas sozinhas NÃO PRODUZIRAM EFEITOS SIGNIFICATIVOS ESTATÍSTICAMENTE, apenas quando em combinação com o agrotóxico Roundup. Então por favor, antes de disseminar informação errada, vá estudar!!!!!

    ResponderExcluir