Seguidores

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Diretrizes para desenvolver agricultura com baixa emissão de carbono


Projeto de lei apresentado esta semana na Assembleia Legislativa do Paraná pelo deputado Elton Welter (PT) estabelece diretrizes para o desenvolvimento de agricultura com baixa emissão de carbono. Lembrando que o processo de produção de alimentos ou de matérias-primas no meio rural tem como consequência, não raro, a degradação do meio ambiente, Welter justificou que o objetivo de sua proposta é definir e institucionalizar ações que estimulem práticas agrícolas sustentáveis, que contribuam para a redução da liberação de gás carbônico na atmosfera, ao mesmo tempo em que incentiva a geração e o uso de novas tecnologias capazes de ampliar os ganhos dos produtores e evitar agressões danosas ao meio ambiente.

O parlamentar destaca ainda que as dimensões territoriais do Brasil, seus diversos sistemas de produção e as características da economia paranaense evidenciam a necessidade de uma análise séria em relação à adequação do processo produtivo no campo: “A recuperação de áreas degradadas e a integração das áreas de lavoura com a produção pecuária e com a questão florestal são fundamentais para que continuemos a produzir sem exaurir nossos recursos naturais. Deste modo, o plantio direto na palha, a reciclagem dos resíduos de produção animal e inoculação bacteriana são práticas importantes no processo de redução dos gases de efeito estufa e na emissão do gás carbônico”, observou Welter.

Entre as premissas contidas na proposição do deputado petista está o plantio de florestas comerciais, proporcionando renda futura para o produtor e o mapeamento de áreas degradadas com a finalidade de definir estratégias de intervenção com tecnologias sustentáveis, assistência técnica, crédito rural facilitado e a implantação de projetos demonstrativos em parceria com órgãos públicos e privados.

Fonte: Assessoria de Imprensa (41) 3350-4188 / 4049
Jornalista: Sandra C. Pacheco
http://www.alep.pr.gov.br/imprensa/noticias/noticia/21178/deputado-propoe-diretrizes-para-desenvolver-agricultura-com-baixa-emissao-de-carbono/


Este projeto de  lei a exemplo de outros do deputado Elton Weltor mostra que é um parlamentar sintonizado com a realidade da agricultura e que tem visão clara de como interferir no processo de uma forma positiva.

Podemos aumentar em muito a produção sem desmatar recuperando as áreas degradadas e utilizar o conhecimento que já temos e avançar mais em desenvolvimento de práticas agrícolas sustentáveis.


No link abaixo podemos ver que temos tecnologia para recuperar áreas degradadas e por isto a importância da lei proposta para que seja usado de uma forma efetiva o conhecimento que já  temos.

Tecnologia de recuperação de áreas degradadas é exportada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário