Seguidores

domingo, 3 de junho de 2012

Regiões agrícolas com forte uso de agrotóxicos têm mais suicídios e mortes por câncer


— A gente macerava o veneno, que era em pó, com a mão, antes de misturar na água. Depois sentava para almoçar. Durante 30 anos usei os produtos sem proteção. Pegava sol, chuva, tudo. Aplicava contra o vento; saía todo molhado. Não sabia do risco — conta o agricultor, que estudou muito pouco e não entendia as instruções do rótulo dos produtos.

Um levantamento do GLOBO com base em dados do Datasus e do IBGE revela que o Rio tem altas taxas de mortalidade por câncer e suicídio — que pesquisas científicas sugerem ter associação com o uso de agrotóxicos — em três regiões agrícolas. O mapa de ocorrências desses dois problemas coincide com as manchas de produtividade de tomate, escolhido para a pesquisa por ser uma das principais culturas do estado e ter apresentado alto índice de resíduos tóxicos nas últimas análises.
O Centro-Sul aparece na frente em mortes causadas por neoplasias, com 133 casos por cem mil habitantes (22% acima da média, que é de 109); depois vem a Região Serrana, com 125 (14%); e o Noroeste Fluminense com 117 (7%). Um detalhe salta das estatísticas: no Centro-Sul, onde estão grandes produtores de tomate, como Paty do Alferes, os índices são acentuados entre adultos de 40 a 49 anos. Nessa região, os índices estão mais de 52% acima da média do estado.

O suicídio é mais frequente no campo. Enquanto a taxa na Região Metropolitana é de 1,58 caso por cem mil habitantes, no Noroeste Fluminense chega a 5,89 (51% acima da média, que é de 3,9), a mais alta. Na Região Serrana, são 5,25 casos por cem mil (34%); e no Centro-Sul, 5,50 (41%).

Leia a notícia completa e assista o vídeo sobre o tema acessando o link abaixo:



LEIA TAMBÉM:

Artigo da engenheira Sonia Terron sobre a relação entre o câncer e o uso de agrotóxicos no Rio
http://oglobo.globo.com/rio20/o-olhar-geografico-5104470



Mapa da taxa de câncer e da produção agrícola no Rio
http://oglobo.globo.com/infograficos/agrotoxicos-cancer/

Controle de resíduos em hortaliças é mínimo
http://oglobo.globo.com/rio20/controle-de-residuos-em-hortalicas-minimo-5104795


Nenhum comentário:

Postar um comentário