Seguidores

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Campanha pela criação do dia nacional de combate ao uso de agrotóxicos





Brasil é desde 2008 o pais que mais usa agrotóxico no planeta  chegando em 2009 a marca de mais  um bilhão de litros de  agrotóxicos aplicados  dando o equivalente a uma consumo médio de 5,2 Kg de agrotóxico por habitantes LONDRES (2011 pág  19), mas se olharmos mais especificamente para  o Mato Grosso o  estado consome  150 milhões de litros de agrotóxicos por ano dando o  equivalente a 50 litros por habitante OSAVA (2011)   e se a aproximarmos ainda mais os dados  a cidade de Lucas de Rio Verde – MT  a exposição média anual de agrotóxicos por morador chega a 136 litros por habitante  conforme notícia veiculado no portal VIOMUNDO.

O trecho acima faz parte do meu TCC que estou desenvolvendo sobre o tema - Agrotóxicos e seus impactos e é bastante chocante porque a informação do consumo médio de 5,2 kg  por habitante choca - mas, ao olharmos melhor os números que a média encobre a situação acaba sendo estarrecedora.



A notícia boa  é que a sociedade tem reagido frente aos uso abusivo dos agrotóxicos e alguns passos inicias tem sido tomado, como a criação da  Campanha Permanente contra os Agrotóxicos pela Vida como podemos ver no link abaixo:



Podemos destacar também a criação da Lei da Agroecologia e da Merenda Orgânica no estado do Paraná como importante mecanismo de incentivo a alternativas ao uso de agrotóxicos:

A Lei da Agroecologia

A Lei da Merenda Orgânica



Uma importante contribuição ao debate foi dado por Silvio Tendler com seu filme - O Veneno esta na Mesa.


Susana  Prizendt do comitê paulista da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos pela Vida  esta  articulando com a AAO uma carta de compromisso dos candidatos com a agroecologia e  ela informa que a carta de compromisso que a Campanha Contra os Agrotóxicos tá fazendo sobre o combate aos venenos já está quase pronta e poderá ser usada no país todo.

Outra iniciativa muito interessante foi tomado pelo estado da Paraíba ao criar o dia estadual de combate ao uso de agrotóxico, conforme podemos ver abaixo:

A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou no último dia 31 a criação do dia estadual de combate ao uso de agrotóxico. O projeto, de autoria do deputado estadual Frei Anastácio, institui a data e foi aprovado por unanimidade pela Assembleia.
De acordo com o deputado, “o país já ultrapassou a marca de um milhão de toneladas de agrotóxicos vendidas. Isso representa cinco quilos e duzentos gramas de veneno por habitante no Brasil”.

Ele explica que o dia 19 de março tem como representação simbólica o dia de São José – dia que os agricultores do Nordeste aguardam chegar para começar a plantar, coincidindo com o início das chuvas na região. “Dessa forma, existe toda uma mística de esperança, envolvendo a data, e por isso será oportuna para o dia de combate à intoxicação por agrotóxicos”, afirma o parlamentar.

O projeto determina que as escolas públicas estaduais poderão promover atividades culturais e debates, tendo em vista o incentivo à agricultura orgânica, divulgação de métodos alternativos que combatam as pragas prejudiciais à lavoura.

Fonte: Com informações do Gabinete do Deputado Estadual Frei Anastácio (Paraíba)


Vamos recordar que já existe o dia Internacional do não uso de Agrotóxicos:

A Susana ainda nos informa:

Já existe um projeto de lei na assembléia paulista sobre o dia de combate aos venenos, mas não há previsão de ser votado. Sem a mobilização social a parte legislativa não anda, é por isso que nossa campanha é tão importante, tamos levando informação pras pessoas e fazendo com que se manifestem. Aí sim, vamos ver as coisas melhorarem.

Tomará que os demais estados também tomem iniciativas semelhantes e que possamos ter em breve um dia nacional de combate ao uso de agrotóxicos; apesar dessas datas ter um sentido simbólico - elas servem para chamar a atenção sobre o problema.


Referências

LONDRES, F. Agrotóxicos no Brasil: um guia para a ação e defesa da vida. Rio de Janeiro: AS-PTA. Assessoria  e serviços a projetos em agricultura alternativa,2001. 190 p.: il., 23cm.

OSAVA, M. A ameaça do veneno que chega do campo. Envolverde Jornalismo e Sustentabilidade. Disponível em: <http://envolverde.com.br/noticias/a-ameaca-do-veneno-que-chega-do-campo/>. Acesso em: 03 de julho de 2012.

AZENHA, M. Exclusivo: A pesquisadora que descobriu veneno no leite materno.VIOMUNDO. Disponível em: < http://www.viomundo.com.br/denuncias/exclusivo-a-pesquisadora-que-descobriu-veneno-no-leite-materno.html> Acesso em : 01julho de 2012.


ORTIZ, F. Um terço dos alimentos consumidos pelos brasileiros está contaminado por agrotóxicos. Portal UOL. Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2012/05/01/um-terco-dos-alimentos-consumidos-pelos-brasileiros-esta-contaminado-por-agrotoxicos.htm> Acesso em: 01 de julho de 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário