Seguidores

domingo, 19 de maio de 2013

Produtores de bicho-da-seda do PR perdem a maior parte das lagartas contaminadas por pulverização aérea



Do G1 PR, com informações da RPC TV Cascavel e RPC TV

Criadores de bicho-da-seda, de Mandaguaçu, no norte do Paraná, estão preocupados com a morte prematura das lagartas. Segundo eles, o problema começou há cerca de duas semanas, quando os vizinhos, produtores de milho, passaram a pulverizar agrotóxicos nas lavouras. A cidade é uma das maiores produtoras das lagartas no Brasil.
O veneno é aplicado com a ajuda de aviões. De acordo com os criadores, parte do agrotóxico acaba atingindo as plantações de amoras, que são usadas para alimentar os bichos-da-seda. O agricultor Antônio Marcos Miranda conta que perdeu toda a produção. Ao todo, são 200 mil lagartas mortas. “Vai ficar de esterco, agora. E a gente fica sem ganhar”, diz.
Conforme a Associação dos Produtores de Bicho-da-Seda de Mandaguaçu, dos 43 produtores da cidade, 26 já registraram o mesmo problema. A associação registrou queixa na polícia e pretende buscar na Justiça o ressarcimento pelos prejuízos causados. O presidente da entidade, Nilson Magalhães acredita que os produtores tenham perdido mais de R$ 70 mil com o problema.


Veja também : 





Nenhum comentário:

Postar um comentário