Seguidores

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Cartilha da Compostagem Doméstica de Lixo



Há dez anos atrás, o último senso do IBGE realizado em 1989 mostrou que cerca de 50% do lixo coletado das casas é matéria orgânica facilmente putrecível e que poderia ser reutilizada. Como medida para reduzir a quantidade de lixo nos aterros sanitários e ajudar os cidadãos a realizarem sua própria compostagem, o Ministério do Trabalho e Desemprego desenvolveu um guia de compostagem doméstica disponível para download.


A publicação traz algumas informações imprescindíveis para realizar uma compostagem, como os materiais que podem ser utilizados:

restos de legumes, verduras, frutas e alimentos, filtros e borra de café, cascas de ovos e saquinhos de chá;
galhos de poda, palha, flores de galho e cascas de árvores (material de estrutura);
papel de cozinha, caixas para ovos e jornal; penas e cabelos; palhas secas e grama (somente em pequenas quantidades).

E o que não podem:

carne, peixe, gordura e queijo (podem atrair roedores); plantas doentes e ervas daninhas (microrganismos doentes e ervas daninhas podem se multiplicar); vidro, metais e plásticos; couro, borracha e tecidos;
verniz, restos de tinta, óleos, todo tipo de produtos químicos e restos de produtos de limpeza; cinzas de cigarro, de madeira e de carvão, inclusive de churrasco, saco e conteúdo de aspirador de pó (valores elevados de metais e poluentes orgânicos); fezes de animais domésticos, papel higiênico e fraldas (por razões de higiene).

A cartilha também explica quais os processos de compostagem, mostra o passo-a-passo de como montar uma composteira, orienta quanto a quantidade de composto a ser utilizado e de que forma ele deve ser aplicado nos jardins e hortas.

Depois de todas essas informações que tal começar com a compostagem hoje? Leia o material e se organize! Além de contribuir com a preservação do meio ambiente é uma ótima ideia para cuidar da saúde mental e física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário