Seguidores

domingo, 24 de novembro de 2013

Homeopatia para controle de endoparasitas em caprinos e ovinos

Homeopatia na Ovinocultura
O controle natural de parasitas através da homeopatia é uma ferramenta importante para manejo sanitário de caprinos e ovinos. Os estudos sobre o uso da homeopatia nos animais, no Brasil, foram iniciados há cerca de 60 anos e os resultados têm sido muitos bons em grande parte dos Estados da Federação onde estão sendo usados. Na Bahia, a EBDA não só tem realizado estudos, como tem treinado produtores no uso deste instrumento de manejo sanitário das várias espécies animais, como bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos, suínos e aves, entre outros, nos últimos 10 anos.

As verminoses de caprinos e ovinos são causadas por helmintos, compreendendo várias espécies, dentre essas, destaca-se o Haemonchus contortus que se aloja na mucosa do abomaso, sendo um parasita hematófago, causando uma forte anemia. A sua multiplicação é muito rápida e intensa e uma fêmea adulta pode ter uma postura de 5 a 10.000 ovos por dia. Os animais afetados podem ter uma perda de peso de 30 a 40%. Os principais sinais clínicos são falta de apetite, redução do consumo voluntário de forragem, diminuição da digestibilidade e forte anemia. Na fase crônica da doença, o sinal mais característico é o edema sub-mandibular (papeira), devido à forte perda de proteína e albumina.

O tratamento tradicional, feito à base de anti-helmínticos, está fadado ao insucesso devido ao declínio de atividade das bases químicas, na sua maioria desenvolvidas nas décadas de 60 e 80. Os que existem no mercado estão com resistência e, conseqüentemente pouca eficácia, desde quando os parasitas foram se adaptando geneticamente às mesmas.

A homeopatia não tem apenas efeitos curativos; ela é um excelente meio preventivo que possibilita melhor desempenho produtivo e reprodutivo dos animais.

Os resultados obtidos permitem afirmar que a homeopatia, como meio natural de tratamento, tem um papel importantíssimo a desempenhar na saúde animal, sendo eficaz no controle de verminoses em caprinos e ovinos, sem efeitos colaterais. Além disso, não contamina o meio ambiente, nem o ser humano, sendo portanto, uma tecnologia ecologicamente correta que permite a produção de carne e leite sem resíduos químicos, proporcionando ao produtor rural diminuição nos custos com medicamentos e não se observando, até ao momento o desenvolvimento de resistência dos parasitas.

O controle parasitário exige sempre medidas adicionais de manejo nutricional adequadas, boa higiene das instalações, e rotação de pastagens. A alternância de pastejo com outras espécies ajuda na limpeza dos pastos, reduzindo a contaminação dos caprinos e ovinos.


Arquivo para dowload




Veja também:


Nenhum comentário:

Postar um comentário