Seguidores

sábado, 27 de dezembro de 2014

Agricultura urbana ganha importância na alimentação mundial



Plantações ganham espaço dentro das cidades. Total de áreas cultivadas, no mundo, equivale a mais da metade do tamanho do território brasileiro.



Uma pesquisa internacional mostrou que as plantações estão ganhando espaço dentro das cidades. E aqui no Brasil não é difícil encontrar exemplos disso.

Dois mil pés de uva, 40 de abacaxi e 90 de laranja. Não estamos no campo. A plantação do agricultor Sebastião Padovani fica em um bairro de Jundiaí, no interior de São Paulo. Aos 83 anos, ele faz questão de cuidar de tudo. “Antigamente, a cidade era a 7 quilômetros de distância. Hoje, a gente já está enxergando a cidade aqui. Nós estamos envolvidos com a cidade, no meio”, diz.

Um estudo feito por pesquisadores britânicos mostrou que essa agricultura urbana ganha cada vez mais importância na alimentação mundial. O total de áreas cultivadas hoje, no mundo, equivale a mais da metade do tamanho do território brasileiro.

De acordo com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar, o perfil do agricultor urbano no Brasil é muito diversificado. Pode ser uma dona de casa que cultiva um pomar no quintal ou ainda agricultores que plantam legumes e verduras em terrenos. São plantios pequenos, mas que servem para alimentar muita gente. Tudo que é plantado em uma dessas hortas, por exemplo, vai para a merenda de mais de 200 escolas da cidade.

Uma outra horta já foi bem maior, mas ainda resiste no meio da cidade. Em um pedacinho do campo, tem verduras de todo o tipo, tudo cultivado sem agrotóxicos. “Para eles é muito mais perto. E o preço é o mesmo”, afirma o agricultor João Garcia Marin

Para os clientes que moram nos prédios em volta é só descer e comprar. “Frutas fresquinhas, verduras fresquinhas é muito bom. Para mim, meus filhos e para toda a minha família”, conta dona de casa Gisele Pereira.

(*) Edição do dia 26/11/2014 Acesse e veja o vídeo com a reportagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário